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Peugeot 408. Foto: Revista Reação. |
Para a realização dos testes, contamos com o apoio e parceria da Hand Drive, adaptadora de veículos que fica na zona norte da capital paulista, que instalou no 408 uma alavanca de freio e acelerador (push and pull) e um pomo giratório removível no volante. Acompanhem:
Conforto, dirigibilidade, visibilidade, desempenho e espaço interno.
Conforto e dirigibilidade são as palavras mágicas quando se trata do Peugeot 408. O que dizer de novidade sobre esses quesitos? O modelo Allure 2.0 – automático, testado por nós, vem equipado com duplo airbag, freios ABS com EBD, trio elétrico, ar-condicionado bi-zone, piloto automático, rádio/CD/MP3/USB/Bluetooth, volante multifuncional, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas. Dá para achar algum defeito ? Impossível não é mesmo?
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Peugeot 408. Foto: Revista Reação |
Além de muito bonito, com ar moderno e ao mesmo tempo requintado, o design do modelo chama a atenção nas ruas desde que foi lançado há 2 anos.
No quesito aceleração, respostas do motor, o carro é perfeito. Se já tinha uma ótima performance do câmbio automático, extremamente confortável e silencioso, agora então, com 6 velocidades, ficou ainda melhor.
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Peugeot 408. Foto: Revista Reação |
O tamanho do carro impressiona, tanto por dentro como por fora. Motorista e passageiros, com ou sem deficiência, tem um bom espaço para sua acomodação, mesmo no banco traseiro. A visibilidade é muito boa em todos os pontos. A direção é confortável, leve, segura na estrada e fácil de manobrar. A estabilidade é boa. O problema do 408 é a altura da frente do carro, que normalmente pega e raspa o bico em lombadas e desníveis nas ruas e garagens.
Acessibilidade e transferência
Nem motoristas e nem passageiros encontram dificuldades para entrar e sair do carro, e em especial os cadeirantes. O Peugeot 408 tem bancos reguláveis para o motorista, deixando-o na altura do assento da cadeira de rodas, facilitando a transferência. O ângulo de abertura de portas também é bom, o que permite uma transferência mais tranquila do carro pra cadeira de rodas e da cadeira para o carro. Permitindo apoio e conforto na ação.
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Peugeot 408. Foto: Revista Reação |
Apesar da dica que demos para a fábrica no primeiro teste realizado pela Revista Reação no 408 há 2 anos, ela ainda não nos atendeu. E não colocou a alça de apoio interna no teto sobre a porta do motorista. Lá está um porta-óculos no lugar. Essa alça facilitaria demais a entrada da pessoa com deficiência no carro, auxiliando a transferência para os cadeirantes.
Interior do Peugeot 308.
O painel do 408 é limpo. E assim, seus comandos são de fácil acesso e fáceis de manusear. E tudo isso fica ainda mais tranquilo, pois alguns comandos são colocados também no volante. O porta-luvas é fundo e distante do alcance das mãos do motorista com deficiência
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Painel do Peugeot 408. Foto: Revista Reação. |
Porta-malas: o ponto alto, sempre!
No teste realizado em 2011 com o 408, nós nos referimos ao porta-malas do modelo como sendo “sensacional”. E dessa vez, até tentamos encontrar outra palavra para descrevê-lo, mas não deu. Ele é sensacional mesmo!!! Com seus 526 litros de capacidade, ele é grande e espaçoso, e leva facilmente cadeira de rodas das mais simples e dobráveis, até as monobloco, sobrando ainda, bastante lugar para malas e objetos. Isso é bom para quem viaja bastante, famílias, casais onde os dois usam cadeiras de rodas, por exemplo… tem espaço para todo mundo!
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Porta-malas do Peugeot 408. Foto: Revista Reação. |
Fonte: Revista Reação
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